Oficina temática Tangram



O tangram é um jogo milenar de origem chinesa, conhecido como as sete placas da sabedoria.

Muitas são as estórias da origem do tangram. Acredita-se que seja originário da dinastia Tang, que governou a China por muito tempo.

A lenda mais concisa e readaptada por mim diz que o Imperador Tan encomendou um espelho de forma quadrada e um de seus súditos ficou encarregado de ser o mensageiro para lhe entregar o espelho. Por infelicidade e distração, tropeçou caindo e derrubando o espelho que se partiu em 7 pedaços. Desesperado, o súdito tenta remontar o espelho e a cada tentativa frustrada forma uma nova figura e após centenas de tentativas consegue montar a forma do quadrado antes assumido pelo espelho. Mas o espelho estava partido, e deveria ser entregue. Com medo e diante do imperador Tang ele conta o ocorrido e mostrando as possibilidades de montagens e usando a criatividade e sua astúcia, conseguiu fazer com que o imperador ficasse distraído e interessado pelo jogo. O imperador nomeou cada peça como Tan (claro que em sua homenagem) e mais tarde uma origem latina de significado dispor, ordenar... veio a compor o nome formando o TANGRAM, composto por 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 paralelogramo e  1 quadrado.

Em nossa escola, Profª Neyde Apparecida Sollitto, houve a semana da matemática e foi possível tornar o Tangram um objeto de estudo matemático, onde puderam ser observadas figuras geométricas que com perímetros diferentes podem compor a mesma área, formação de milhares de formas geométricas, cálculo do perímetro e área, ângulos internos e externos, tipos de triângulos e a soma de seus ângulos internos que somam 180º, teorema de Pitágoras, proporções e semelhanças.

Os alunos manipularam o tangram em E.V.A., confecionaram os seus tangrans em papel quadriculado, pintaram, recortaram, fizeram sobreposições, montaram figuras como o pentágono, hexágono, gato, índios, homem, peixe, barco... Realizaram cálculos, identificaram ângulos internos, fizeram colagens e finalizaram com cartazes.

Um muito obrigado a todos aqueles que participaram conosco e mais uma vez fizeram a diferença em nossa escola.

Em especial a nossa diretora Marinês Pelegrinnelle e às coordenadoras Leonor de Oliveira e Patrícia Valentim.


No comments: